Na coluna cervical alta, algumas lesões características ocorrem, apresentando evolução e tratamento diferentes e serão analisadas individualmente: fraturas do côndilo occipital, fratura do atlas, luxações C1 – C2, fraturas do dente do áxis (processo odontóide) e fraturas do “enforcado”.
Seja pela má postura adotada e repetida diariamente ao longo dos anos ou por alguma deformidade congênita, não é raro nos depararmos com problemas que atingem diretamente a coluna vertebral. Um dos mais comuns, que atinge aproximadamente 3% da população mundial é a escoliose.
Saúde e bem estar são preocupações cada vez mais freqüentes na sociedade moderna e a prática esportiva constitui um ponto fundamental nesta rotina. Ao longo do último século pudemos ver um grande crescimento na variedade de esportes e na quantidade de participantes. Esportes radicais e de impacto e mesmo as modalidades tradicionais ganham novos adeptos dia após dia e com isso o número de lesões relacionadas ao esporte também cresce.
Os pacientes com distúrbios da coluna cervical podem ser inicialmente divididos com relação ao tipo de apresentação do quadro clínico e de sua dor: dor axial no pescoço, radiculopatia, mielopatia ou uma combinação de todos esses tipos.