Blog

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43 - Bela Vista - São Paulo, SP

telefone(11) 2614-1325 / (11) 2614-1346

horarioSegunda a Sexta 07:00 - 18:00

O que os movimentos de correr, saltar e levantar a cabeça tem em comum? Todos são proporcionados graças à coluna vertebral e suas 33 vértebras. Essa estrutura é a grande responsável pela sustentação do corpo humano. Elas começam na base do crânio e se estendem até a região pélvica. Por isso, são constituídas por cinco regiões distintas, cada qual com uma finalidade. Conheça um pouco mais de sua relevância, além das principais disfunções provocadas pela má postura.

O que é coluna vertebral? 

A coluna vertebral é a estrutura responsável pela sustentação do corpo humano. Graças a ela é possível manter-se de pé como um bípede. A coluna é constituída por várias terminações nervosas que garantem a comunicação entre os sistemas nervosos central e periférico. 

Coluna Vertebral Anatomia

Isso só pode ser possibilitado graças à medula espinhal, localizada no canal medular e responsável pelo pleno funcionamento da coluna vertebral. Além do mais, tal estrutura é composta por uma complexa cadeia de tecidos moles que contribuem para a sua flexibilidade, incluindo músculos, ligamentos, tendões, discos e cápsulas.  Conheça a seguir as principais funções dessa estrutura. 

Coluna vertebral função 

Essa sustentação do corpo humano proporcionada pela coluna vertebral se dá graças às suas 33 vértebras. Veja coluna vertebral fotos. Cada qual com uma função distinta e primordial para a manutenção da postura corporal de um indivíduo. Essas vértebras, por sua vez, são interligadas por articulações diversas.

Quais são os segmentos da coluna vertebral 

As 33 vértebras presentes em sua estrutura podem ser divididas em cinco segmentações distintas. Coluna cervical, constituída por 7 vértebras. Coluna dorsal, a maior de todas, já que corresponde à 12 vértebras. Coluna lombar, formada por 5 vértebras e, por fim, as vértebras sacrais e coccígea, que são formadas respectivamente por 5 e 4 vértebras fundidas. 

Esses dois últimos tipos de vértebras localizadas na região pélvica de uma pessoa são as duas únicas regiões que não proporcionam flexibilidade à coluna vertebral, já que são imóveis. Por isso é correto afirmar que apenas 75% da coluna vertebral desempenha a reconhecida maleabilidade da estrutura. 

Quais são as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral 

Como não podia ser diferente, as curvaturas encontradas por toda disposição da coluna se baseiam nas cinco segmentações vertebrais. Veja na coluna vertebral desenho.

A primeira, conhecida como lordose cervical, se refere a uma concavidade anterior que surge a partir do crânio.

Na região torácica, a partir da oitava vértebra, forma-se a curvatura do tipo cifose torácica, a maior dentre todas regiões da coluna. 

Já na coluna vertebral lombar se encontra a área com maiores queixas de dor na coluna. Afinal, é a segmentação mais exigida e, portanto, a mais comprometida por sobrepesos. A curvatura que se forma na região lombar é conhecida pelo seu formato côncavo superior. 

As regiões seguintes (sacral e coccígea) são compostas por vértebras fundidas, que restringem a movimentação da região pélvica. A curvatura aqui é conhecida como cifose sacrococcígea.

Quais são os ossos que constituem a coluna vertebral 

No total são 33 ossos que formam a coluna vertebral. Com exceção da primeira e da segunda vértebra, todos eles são constituídos por 7 elementos que o distinguem. Corpo, processo espinhoso transverso e articular, lâminas, pedículos e forame vertebral.

Entre cada vértebra, localizam-se os discos intervertebrais. Essas estruturas gelatinosas proporcionam o pleno funcionamento da coluna vertebral, já que desempenham a função de amortecimento e mobilidade.

Doenças da coluna vertebral

Existe uma grande variação de disfunções e doenças da coluna torácica, cervical, etc. Muitas vezes essas desordens são causadas por má postura acumulada com a idade, desordens essas que, geralmente, estão associadas a intermináveis repetições. De forma geral proporcionam dor na coluna torácica e lombar, entre outros sintomas.

A cifose, a lordose, a escoliose e a hérnia de disco são as que possuem maior incidência. A primeira se refere a um desvio anormal da coluna vertebral. Isso comumente pode causar uma coluna torta, já que a parte superior das costas se encontra mais arredondada do que o normal.

Por falar em coluna vertebral torta, a lordose é outro tipo de disfunção. Nesse caso ela é causada pela curvatura excessiva da coluna.

A escoliose também está associada à coluna torta, já que essa se apresenta em formato de “s” ou “c”, dependendo de cada caso.

Já a hérnia de disco é provocada pela posição anormal do disco intervertebral que, por sua vez, causa a compressão nervosa da coluna vertebral.

É válido salientar que no decorrer da vida é muito raro uma pessoa manter a posição da coluna vertebral normal. Sobretudo pessoas que passam muito tempo em funções que exigem de esforço, ou até mesmo trabalhadores que, regularmente, se mantém sentados por muitas horas.

Consultório - Bela Vista

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP 01308-050

(11) 2614-1325
(11) 2614-1346

HCor

R. Des. Eliseu Guilherme, 147
Vila Mariana - São Paulo, SP - Brasil
CEP: 04004-030

Tel: (11) 3053-6611