As dores nas costas incomodam muito os brasileiros, tanto que dados da Organização da Saúde mostram que 80% da população brasileira reclama de dor na região, que pode ser provocada por fatores como: má postura, sedentarismo, obesidade, estresse, lombalgia, dorsalgia, entre outros. Mas quando sentir dor, o certo é usar compressa quente ou fria nas costas?
Compressa fria
A compressa fria deve ser utilizada em caso de pancadas, tendinites, distensões musculares, lesões articulares, artrite, ou após exercícios. O gelo tem a função de diminuir o fluxo sanguíneo na região afetada, amenizando o inchaço e a inflamação.
Na região das costas, a compressa fria causará uma vasoconstrição. Com isso, processos inflamatórios serão reduzidos, fazendo com que edemas e hematomas sejam drenados com mais facilidade. Com o gelo, a extensão da lesão será menor, se a compressa for aplicada logo após o trauma.
Nunca aplique o gelo diretamente sobre a pele. A recomendação é usar uma sacola com gelo envolta em um pano ou toalha. Faça a compressa por 15 a 20 minutos, de três a quatro vezes por dia.
Compressa quente
Já a compressa quente é utilizada para aliviar dores musculares, hematomas já formados, torcicolos, e situações infecciosas em que há inflamação com formação de pus (como um furúnculo, ou um terçol).
A compressa quente, quando aplicada nas costas, causará uma vasodilatação, relaxando a musculatura e sendo mais utilizada em lesões crônicas. Além de aumentar o fluxo sanguíneo, ela propiciará o aumento da mobilidade e o relaxamento dos músculos.
Para a compressa quente, aqueça água em uma temperatura que a pele possa suportar e aplique sobre a região dolorida. Faça a compressa por 15 a 20 minutos, de três a quatro vezes por dia.
Tem dúvidas sobre assuntos envolvendo a coluna? Entre em contato ou agende sua consulta!
(11) 2614-1325
(11) 2614-1346