Blog

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43 - Bela Vista - São Paulo, SP

telefone(11) 2614-1325 / (11) 2614-1346

horarioSegunda a Sexta 07:00 - 18:00

A hérnia de disco é uma doença que ocorre na coluna e não tem cura. Ela pode ou não apresentar sintomas, como dor nas costas, e é causada principalmente pela má postura e ausência de exercícios físicos.

 

O que é?

A hérnia de disco é uma doença que pode atingir qualquer parte da coluna vertebral, apesar de ser muito mais comum na região lombar. É também uma doença muito frequente na sociedade moderna e estima-se que apenas no Brasil ocorram mais de dois milhões de casos por ano, aproximadamente.

Existem três tipos de hérnia de disco, cada um com um grau diferente de seriedade e sintomas também distintos. Todos os três tipos ocorrem quando o centro mole ou líquido gelatinoso que existe dentro dos nossos discos vertebrais começa a vazar para fora da estrutura que deveria contê-los. São eles: protusas, quando o líquido só causa uma deformação no disco; extrusas, quando ele começa a vazar por uma rachadura no disco; e sequestradas, que é o tipo mais grave e que costuma causar mais dor nas costas.

O tratamento para hérnia de disco costuma também variar bastante, de acordo com o tipo e com o histórico do paciente. Algumas hérnias de disco podem ser tratadas apenas com a fisioterapia, enquanto outras podem necessitar de medicamentos e, em alguns casos, até cirurgia. Apenas um médico ortopedista especialista em coluna pode decidir qual o melhor caminho a ser seguido, levando em conta todas as particularidades de cada caso.

Quais as causas?

Assim como em outras lesões que podem ocorrer na coluna, a hérnia de disco é causada principalmente por má postura e desalinhamento da estrutura, além de sobrecarga ou até traumas na região.

Em algumas situações, também é possível que a hérnia de disco acabe sendo provocada por conta das curvas na coluna, como a escoliose, a cifose ou a lordose.

Quem faz parte do grupo de risco?

A idade pode ser um fator muito decisivo para a hérnia de disco, já que a doença aparece com mais frequência em pessoas com mais de 40 anos e em idosos. Além disso, pessoas que mantém hábitos não saudáveis, como passar boa parte do dia sentado com a coluna envergada, carregar muito peso com frequência, fumar ou cultivar um sedentarismo, também precisam estar atentas.

Vale acrescentar, ainda, que gestantes ou pessoas obesas também fazem parte do grupo de risco da doença, já que o peso pode sobrecarregar a coluna. Nessas duas situações específicas, é bastante recomendável o acompanhamento com um médico ortopedista especialista em coluna, além da prática de exercícios físicos que fortaleçam a região, alongamentos e também fisioterapia, afim de evitar a hérnia de disco. 

Quais os sintomas da hérnia de disco?

A hérnia de disco pode ser mais ou menos grave, como já explicado anteriormente, e isso também pode afetar nos possíveis sintomas. Em casos menos graves, por exemplo, é bem comum que o paciente não perceba nenhum sintoma. Em outros, a irritação dos nervos que ficam na região da coluna vertebral pode causar dores intensas e até dormência ou fraqueza não só na coluna, como também nos braços ou pernas.

Entre os pacientes que se apresentam sintomas da hérnia de disco, os mais comuns são: dor nas costas, braços ou pernas, fraqueza nos músculos – podendo sentir até espasmos –, dormência, formigamentos, queimação e rigidez nos movimentos da coluna e pescoço.

Diagnóstico

O diagnóstico da hérnia de disco tem início já com o relato do paciente ao médico ortopedista especialista em coluna e com o exame clínico. Para ajudar a identificar o local exato da lesão e a gravidade, também podem ser solicitados outros exames como radiografia e ressonância magnética.

Realizar todos os passos citados acima garantem um bom diagnóstico e ajudam a identificar o tratamento para hérnia de disco que é mais adequado, de acordo com o tamanho da lesão, local, histórico e possíveis riscos.

Tratamento

Nem sempre a hérnia de disco exige um tratamento por meio de medicamentos. Em casos mais simples ou que ainda são muito recentes, a fisioterapia específica para hérnia de disco e a prática de exercícios que ajudem a fortalecer a estrutura podem ser a melhor solução. Em outros, porém, pode ser necessário não só o uso de medicamentos combinados aos exercícios como até a realização de uma cirurgia, apesar de se tratarem de situações muito mais raras.

Normalmente, os sintomas da hérnia de disco melhoram e podem até desaparecer naturalmente em apenas alguns meses. Mesmo assim, é importante ressaltar a necessidade de buscar pela fisioterapia e seguir com um tratamento voltado para o fortalecimento e funcionalidade normal da coluna.

Como a hérnia de disco é uma doença que não tem cura, é muito comum que os sintomas reapareçam com o tempo, da mesma maneira que desapareceram e as vezes até ainda piores, ou ao retomar alguns hábitos não saudáveis, caso o tratamento não seja contínuo.

Mais informações e Prevenção

A hérnia de disco, como já citado no texto, está diretamente ligada à prática e manutenção de hábitos não saudáveis – assim como é o caso da maioria das lesões decorrentes da coluna e até da simples dor nas costas. Por isso, é possível prevenir e evitar o reaparecimento da doença com algumas boas práticas no dia a dia: ficar sempre atento a postura e corrigir sempre que necessário, principalmente no caso de pessoas que passam muito tempo em pé ou sentadas, praticar atividades físicas e evitar o sedentarismo, evitar carregar peso em excesso e fazer alongamentos diários e sempre que for começar uma atividade.

Consultório - Bela Vista

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP 01308-050

(11) 2614-1325
(11) 2614-1346

HCor

R. Des. Eliseu Guilherme, 147
Vila Mariana - São Paulo, SP - Brasil
CEP: 04004-030

Tel: (11) 3053-6611