A dor nas costas pode ser classificada como desconforto físico em qualquer ponto da coluna vertebral ou das costas, sendo de leve à incapacitante. Ela é tão comum que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos brasileiros reclamam do problema, sendo que, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, 36% desses casos são crônicos (dor que dura por várias semanas).
Um dos motivos mais comuns associado a dor nas costas é a má postura: passar muito tempo na mesma posição pode causar dor na região. Existem várias outras possíveis causas para uma dor nas costas, tais como: sedentarismo; exercícios físicos feitos com muita carga, ou de maneira errada; hérnia de disco; ciática; fibromialgia; quedas; traumas; etc. Inclusive um motivo que pode estar associado à dor nas costas é a escoliose: alteração lateral na coluna em forma de “S”.
Durante a consulta para diagnóstico, o médico ortopedista especialista em coluna irá perguntar sobre o histórico do paciente, além de fazer exame físico para identificar alterações como contraturas musculares e possíveis limitações no movimento. Ele também pode solicitar exames de imagem como raio-x e ressonância magnética.
Já o tratamento para um quadro de dor nas costas costuma envolver repouso, uso de medicamentos para reduzir a dor e a inflamação (analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios) e sessões de fisioterapia. Em casos mais graves o médico pode sugerir uma intervenção cirúrgica.
Praticar exercícios físicos, manter um peso adequado e ficar na postura correta são medidas que ajudam a evitar dor nas costas.
Tem dúvidas sobre dor nas costas ou outro assunto envolvendo a coluna? Entre em contato ou agende sua consulta!