Muitas pessoas se queixam de dores nas costas, resultado de problemas posturais ou até mesmo de alterações na coluna cervical. Para melhorar a situação, muitas vezes o médico ortopedista pode orientar o paciente a fazer fisioterapia e exercícios físicos, além de usar coletes ortopédicos. Mas como e quando usá-los?
Os coletes ortopédicos têm a função de proporcionar estabilidade para a coluna vertebral, auxiliando a diminuir os movimentos indesejáveis e estabilizando as estruturas lesionadas. O colete ortopédico pode ser utilizado nas seguintes ocasiões:
Tratamento conservador: quando não há cirurgia o colete tem a função de estabilizar a coluna e será associado a outros tratamentos, como a fisioterapia. O colete é usado em casos como os de hérnia de disco, escoliose, artrose, e espondilolistese, e fará com que o paciente sinta menos dor e possa realizar as atividades do dia a dia com mais facilidade.
Pós-operatório: no pós-operatório o colete servirá para firmar a coluna, minimizando tanto os movimentos, quanto a sobrecarga nas estruturas lesionadas, fazendo com que a recuperação seja melhor.
Lesões neurológicas: no caso de lesões neurológicas, como um acidente vascular cerebral, o colete pode ser utilizado para dar estabilidade e sustentação ao tronco do paciente, permitindo que ele realize atividades como caminhar, sentar, etc.
Tem dúvidas sobre assuntos envolvendo a coluna? Entre em contato ou agende sua consulta!
(11) 2614-1325
(11) 2614-1346