Durante a gravidez, as mudanças que ocorrem no corpo da mulher são revolucionárias. A barriga e os seios crescem, o corpo incha e ocorre o aumento de peso, o que é natural da gestação. Entretanto, algumas destas transformações gestacionais podem causar problemas de saúde, caso da dor na região ciática, ou ciatalgia, como é chamada pelos médicos.
A ciatalgia é provocada pela inflamação do nervo ciático (que vai desde a região lombar até os pés e permite a movimentação dos músculos na perna), mas também pode ocorrer por conta da pressão maior da coluna sobre o nervo. Embora a dor ciática não seja exclusiva da mulher durante a gestação, pois homens e mulheres que não estão grávidas também podem ter, esse problema tende a causar mais impactos no período gestacional, e pode estar ligado a outros problemas, como a hérnia de disco.
O que fazer e o que evitar?
Algumas medidas podem ser colocadas em prática para evitar a piora da dor ciática e até mesmo evitá-la, ainda que com recomendação e acompanhamento médico. Praticar exercícios como natação ou yoga para grávidas podem ajudar a trabalhar a pélvis, exercícios específicos para grávidas, fisioterapia, massagem, compressas de água morna e alongamento.
No entanto, alguns hábitos devem ser evitados, como cruzar as pernas ao se sentar, evitar ficar sentada durante muito tempo na mesma posição, dormir em colchões muito moles e usar sapatos de salto alto. Prefira dormir em colchões mais duros e usar calçados com altura mediana.