Blog

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43 - Bela Vista - São Paulo, SP

telefone(11) 2614-1325 / (11) 2614-1346

horarioSegunda a Sexta 07:00 - 18:00

O fortalecimento da região muscular é fundamental para a recuperação de pacientes com dor nas costas e limitação de movimentos. Por isso a fisioterapia de coluna é o tratamento conservador mais adequado para esses tipos de padecimentos. Conheça a seguir as terapias mais adequadas para a região que compreende a coluna vertebral. 

A coluna é o alicerce do corpo humano responsável por promover a movimentação de membros superiores e inferiores. É constituída por uma série de ossos que compõem quatro regiões distintas: cervical, torácica, lombar e sacro. Por ser bastante exigida por sobrecargas, a coluna pode sofrer com desgastes ao longo da vida do indivíduo, causando dor nas costas e limitações de movimentos.

A má postura é talvez uma das grandes vilãs e acomete uma parcela significativa da população mundial. Desde pessoas que trabalham na frente de computadores diariamente - sem se atentar à postura correta -, até atletas de alto desempenho que invariavelmente sobrecarregam as costas em demasia.

Por isso, independentemente da área de atuação, é importante manter o grupo muscular fortalecido, bem como a correção postural. Dessa forma será possível se prevenir de fraturas e lesões nos discos invertebrais, nos ligamentos e nos músculos. Porém, se a pessoa por ventura padecer em virtude de qualquer falha no mecanismo muscular, o mais indicado para ela será o tratamento por fisioterapia de coluna. Inclusive, ela também é ordenada para quem foi submetido à cirurgia de coluna.

Essa terapia permite a recuperação do paciente por meio de estabilização vertebral e exercícios de musculação. Em virtude disso, é de suma importância esse tipo de reabilitação para quem foi acometido por sérias lesões, sendo a hérnia de disco, ciática, cervicalgia e lombalgia são as mais comuns. Conheça os tratamentos fisioterapêuticos possíveis mais empregados para essa região.

Técnicas de correção biomecânica 

Esse tratamento – utilizado para qualquer região do corpo – permite o reparo postural, aliviando os sintomas causados por lesões e recuperando gradativamente os movimentos que antes se encontravam limitados.

Técnica de estabilização segmentar de tronco 

Utilizado, sobretudo, para o tratamento de lombalgias, essa técnica visa a recuperação do paciente por meio do fortalecimento dos músculos abdominais e extensores do tronco. A atividade empregada nesse tipo específico de fisioterapia de coluna se diz respeito a exercícios de contrações isométricas e sincronizadas. A técnica atua diretamente no foco da dor, graças ao aumento da estabilidade da porção vertebral. 

Fortalecimento do CORE 

O CORE é a musculatura que corresponde às regiões da lombar, pelve e quadril. A sua tonificação é fundamental para atletas, já que esse local promove a proteção da coluna contra sobrecargas, além de ser fundamental para os movimentos distais. Por meio de exercícios especiais para o CORE, promovido por fisioterapia, o atleta irá prevenir de uma série de lesões que podem comprometer a região.

Terapia manual 

Essa terapia é uma das mais comuns, graças à eficiência na recuperação dos membros afetados. A fisioterapia manual é realizada por meio de recursos como massagens e técnicas manipulativas.

Terapia miofacial 

A terapia miofacial visa o "amassamento" da fáscia - tecido conjuntivo de alta elasticidade que reveste grupos musculares -  por meio de pressão realizada por rolos sobre as partes lesionadas do paciente. Essa compressão possibilita mais liberdade entre músculo e a fáscia, resultando em um alívio aos desconfortos causados pela dor. 

Fortalecimento muscular em equipamentos de musculação    

O mecanismo de estabilização muscular da coluna é de suma importância para a prevenção de padecimentos na região. Por isso é muito importante as atividades físicas que visam o fortalecimento muscular nesse entorno. Sob o prisma da fisioterapia de coluna, o paciente é submetido a exercícios junto a aparelhos de musculação. 

Laser 

Ideal para quem sofre com dor nas costas causadas pelas mais variadas lesões, o laser impede a produção de substâncias inflamatória e estimula a aceleração da cicatrização. Consequentemente, a luz absorvida pelo organismo do paciente alivia os desconfortos causados por lesões como, por exemplo, a hérnia de disco. 

Ultrassom 

Com efeitos semelhantes aos providos pelo laser, o ultrassom também diminui incômodos causados por dores nas costas. Nesse caso são as ondas sonoras os agentes anti-inflamatórios que agem sobre o local lesionado, pois transmitem energia e calor. 

Correntes de eletroestimulação muscular 

Empregada para tratamentos em atletas, as correntes de eletroestimulação muscular provêm consideráveis aumentos no rendimento dos pacientes. Utilizado nas mais variadas intensidades, esse tipo de terapia fortalece com precisão o tônus muscular do atleta, contribuindo para recuperação e prevenção de lesões na coluna. 

Correntes analgésicas 

Esse é mais um tratamento fisioterápico que conta com tecnologia elétrica. O estímulo aqui é promovido por eletrodos que, sobre o efeito de corrente elétrica, age sobre o local lesionado, aliviando os desconfortos. Além de ser eficaz no trato das dores de coluna, a corrente atua como agentes analgésicos. O melhor de tudo é que, com o aporte de um profissional gabaritado, esse tipo específico de terapia é simples e rápido de ser realizado.  

Exercícios funcionais desportivos    

Essa terapia é baseada nos próprios movimentos do corpo humano, ou seja, no ato de correr, pular, agachar, girar e empurrar. As atividades de recuperação da coluna compreendem esses exercícios funcionais. Afinal, a terapia voltada para atletas contribui para a força, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Inclusive, são realizadas durante o treinamento diário do atleta, tendo o aporte de um fisioterapeuta de confiança.

Consultório - Bela Vista

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP 01308-050

(11) 2614-1325
(11) 2614-1346

HCor

R. Des. Eliseu Guilherme, 147
Vila Mariana - São Paulo, SP - Brasil
CEP: 04004-030

Tel: (11) 3053-6611