A escoliose é um desvio da coluna, em forma de C ou S, sendo mais presente em jovens e adolescentes. A alteração, na maior parte dos casos, é idiopática, ou seja, não há uma causa específica ou que possa ser identificada para ela. Além disso, existem alguns mitos e verdades sobre a escoliose que abordaremos a seguir.
Existe apenas um tipo de escoliose? Mito.
Existem vários tipos de escoliose. Dentre as mais comuns estão a escoliose idiopática (citada acima); a neuromuscular (fruto de fraqueza muscular); a congênita (na qual a criança já nasce com o problema); e aquelas associadas a tumores benignos.
Quem tem escoliose não pode praticar atividades físicas? Mito.
Um paciente com escoliose pode praticar atividades físicas, sim. A diferença é que é preciso se atentar às modalidades que possam causar impacto na coluna.
Carregar peso nas costas provoca escoliose? Mito.
Muitas pessoas acreditam nessa informação, porém não é verdade. Carregar muito peso nas costas pode causar fadiga muscular, e alterações posturais. Mas não a escoliose de fato.
A escoliose nem sempre causa dor? Verdade.
Muitos pacientes não sentem nenhum tipo de dor ao ter escoliose, principalmente crianças e adolescentes. As dores costumam ser mais frequentes em pacientes adultos.
Escoliose pode causar mais dor durante a gravidez e no parto? Verdade.
As gestantes já sentem mais dor nas costas por conta do peso do bebê. E no caso das mulheres que possuem escoliose, essa dor pode ser agravada.
A cirurgia é o único tratamento possível para escoliose? Mito.
A cirurgia é a última opção, ou a opção escolhida em casos nos quais há mais de 30 graus de curvatura em pacientes novos e mais de 50 graus em pacientes adultos. Muitos pacientes conseguem se tratar apenas com sessões de fisioterapia e uso de colete ortopédico.
Tem dúvidas sobre assuntos envolvendo a coluna? Entre em contato ou agende sua consulta!
(11) 2614-1325
(11) 2614-1346