Muitos motociclistas sentem dores nas costas ao andar de moto, principalmente aqueles que fazem da moto seu instrumento de trabalho, ou que usam a moto para percorrer longas distâncias. O principal motivo associado às dores é a má postura na hora de pilotar a motocicleta.
Por não ter onde apoiar a coluna é preciso que os motociclistas tenham uma maior consciência de sua própria postura. Como prevenção, o sugerido para evitar as dores nas costas é praticar exercícios físicos que fortaleçam os músculos das costas, alongamento, e reeducação postural.
A postura indicada para andar de moto é deixar os braços mais esticados, para que assim, as costas possam ficar mais retas, em uma posição perpendicular ao banco da moto. O motociclista deve evitar ficar com a cabeça próxima ao guidão, o que acaba curvando as costas e causando dores.
Se mesmo com estas medidas, as dores aparecerem ou persistirem, a recomendação é procurar um médico ortopedista. Este irá fazer um exame físico para ver o grau de dor e limitação do paciente e, se necessário, pedirá exames de imagem para checar se não há nenhum tipo de alteração mais séria.
O tratamento para dor nas costas costuma ser feito com analgésicos (para dor), anti-inflamatórios (caso haja inflamação); repouso; sessões de fisioterapia e reeducação postural global.
Tem dúvidas sobre assuntos envolvendo a coluna? Entre em contato ou agende sua consulta!
(11) 2614-1325
(11) 2614-1346