A dor facetária não é tão conhecida e nem tão abordada. E para entender do que se trata, é preciso conhecer as estruturas que sofrerão com esta dor, conhecidas como facetas articulares: as facetas são pequenas articulações que tem como função proporcionar estabilidade durante as rotações naturais do corpo.
As articulações facetárias podem causar dor quando a estrutura passa por desgaste articular, ou por estados inflamatórios. Assim como outras partes do corpo, as articulações facetárias também passam por um processo de envelhecimento, sendo que em algumas pessoas a dor aparece.
Os locais onde a dor facetária pode estar presente são a cervical, com sintomas como dor no pescoço que pode irradiar para os ombros; e a lombar, com dor que pode se estender até as coxas.
Para o diagnóstico serão solicitados os exames de radiografia para analisar as articulações, e de ressonância magnética para avaliar se há presença de líquido ou artrose facetária (e em qual grau).
O tratamento será feito com o objetivo de aliviar as dores provenientes do desgaste e da inflamação, já que a dor facetária não tem cura. Para isso, o ortopedista poderá optar entre infiltração facetária, denervação facetária por rádio-frequência, ou cirurgia de atrodese minimamente invasiva. O médico ortopedista irá decidir com o paciente qual é a melhor opção, analisando o grau da doença e os possíveis riscos.
Tem dúvidas sobre assuntos envolvendo a coluna? Entre em contato ou agende sua consulta!
(11) 2614-1325
(11) 2614-1346