Algumas doenças causam confusão aos pacientes, pois suas diferenças são consideradas mínimas, já as causas, sintomas, métodos de diagnóstico e até mesmo tratamentos são parecidos. Um bom exemplo é a osteopenia e a osteoporose, e é justamente sobre essas duas doenças que nós vamos falar.
A perda de massa óssea é um mal que acomete sobretudo idosos e é associada à osteoporose. No entanto, esse mesmo processo acontece na osteopenia, e é aí que as duas doenças se diferem, pois a perda de massa óssea que acontece na osteoporose é mais avançada que na osteopenia.
Sintomas
Ambas as doenças são silenciosas, então os sintomas aparecem apenas quando o paciente já está debilitado ou sofre uma fratura em decorrência de uma queda em casa, por exemplo. Em geral, ambas causam sintomas como dor, sensibilidade e fraqueza, embora sejam mais frequentes na osteoporose.
Em termos gerais, a osteopenia é o processo de perda da massa óssea que antecede a osteoporose. Se diagnosticada, a osteopenia pode ser controlada e ter seu avanço freado, por isso é tão importante fazer acompanhamento médico.
Como evitar?
Para trabalhar a prevenção, é necessário fazer algumas mudanças radicais nos hábitos de vida, como manter uma alimentação balanceada, rica em cálcio e vitamina D, além de praticar atividades físicas, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta, por exemplo. O acompanhamento médico deve ser regular, pois se torna mais fácil de diagnosticar a osteopenia antes que ela evolua para a osteoporose.