A lombalgia é popularmente conhecida como ‘dor na lombar’ ou ‘dor nas costas’. Essa região, a região lombar, é a parte mais baixa das costas, próxima ao cóccix, e é composta por diversas estruturas, como músculos, ossos (vértebras), discos e nervos. Trata-se de uma área que suporta muito impacto e peso, tornando-se alvo de dor e incômodo facilmente.
A dor nas costas pode ser classificada como desconforto físico em qualquer ponto da coluna vertebral ou das costas, sendo de leve à incapacitante. Ela é tão comum que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos brasileiros reclamam do problema, sendo que, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, 36% desses casos são crônicos (dor que dura por várias semanas).
Talvez você nunca tenha ouvido a palavra cervicalgia, mas com certeza já sentiu ou conhece alguém que teve dor no pescoço: e a cervicalgia nada mais é do que a famosa dor no pescoço que pode, inclusive, ser sentida nos ombros. Ela é classificada como crônica ou aguda.
O que os movimentos de correr, saltar e levantar a cabeça tem em comum? Todos são proporcionados graças à coluna vertebral e suas 33 vértebras. Essa estrutura é a grande responsável pela sustentação do corpo humano. Elas começam na base do crânio e se estendem até a região pélvica. Por isso, são constituídas por cinco regiões distintas, cada qual com uma finalidade. Conheça um pouco mais de sua relevância, além das principais disfunções provocadas pela má postura.